Pesquisa quantitativa x pesquisa qualitativa
Qual é a diferença entre pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa?
📊Pesquisa Quantitativa
A pesquisa quantitativa busca levantamento de uma grande quantidade de informações. Para tanto, dados quantitativos visam transformar fatos em números, permitindo sua estruturação e análise estatística. Eles formam a base para tirar conclusões gerais da sua pesquisa.
Exemplo: De 1 a 5 qual seu nível de satisfação no atendimento do vendedor? Essa questão resulta em um número, que pode ser associado a outros para entender o nível de satisfação dos clientes.
📊Pesquisa Qualitativa
A pesquisa qualitativa busca se aprofundar em um tema para obter informações sobre as motivações, as ideias e as atitudes das pessoas. Assim, os dados qualitativos coletam informações que não buscam mensurar um fenômeno, mas descrevê-lo, usando impressões, opiniões e pontos de vista.
Exemplo: Como foi sua experiência com o vendedor durante a compra? Essa questão obterá como resposta uma percepção do indivíduo, expressa em emoções, sentimentos, valores, preferências, permitindo um conhecimento aprofundado da situação.
Ambas as pesquisas possuem um propósito de oferecer informações e dados válidos para o seu negócio. Cada uma delas pode servir para propósitos diferentes em um processo de conhecimento do mercado. Por isso, é recomendado que a sua empresa faça pesquisas de mercado, pois elas permitem o uso de informações assertivas para tomadas de decisão atuais e futuras.
➡Ficou interessado em desenvolver uma pesquisa? Podemos te ajudar a elaborar a ideal para o seu negócio! Agende um horário.
DataMarket - Inteligência de mercado
Comments