10 DICAS PARA ADMINISTRADORES

Ou você é empregado ou você é empregador, não existe outra opção. Você precisa analisar as vantagens e desvantagens das duas posições e tomar a decisão que mais se adequa ao seu perfil.
Ficar esperando o momento ideal para iniciar aquele projeto que você está pensando há muito tempo, pode ser uma fase do planejamento. Porém, tome cuidado para não pensar demais e perder a oportunidade, às vezes esse momento ideal não chegará, você precisa ter iniciativa agora.
Ter muita iniciativa, mas ter pouca “acabativa” é tão ruim, ou pior, do que não ter iniciativa. Se você começou um projeto, termine! Por isso, pondere muito bem seu tempo e esforço para novos projetos. Conhecer suas habilidades e limitações é fundamental para obter sucesso!
“Meu negócio não tem perfil para estar no meio digital”. Se você já disse isso para alguém, é melhor repensar seu modelo de negócio e a forma como está se relacionando com seus clientes. Alguma coisa errada não está certa!
Não existe mais essa história de você lidar bem com números, mas não lidar bem com pessoas ou vice-versa. Um administrador precisa dominar os números e precisa saber trabalhar em equipe. Você tem que ser ambidestro!
Se você não costuma fazer pesquisas de mercado e não busca entender o comportamento do seu consumidor, ou você tem produtos sensacionais com poucos concorrentes ou você deve estar perdendo marketshare. Não é possível se manter no topo sem boas pesquisas de mercado.
Você sabe qual é seu ponto de equilíbrio? Qual seu valuation? Quanto precisa de capital de gira para manter a empresa em um determinado período? Qual a margem de contribuição dos seus produtos? Sabe diferenciar custos fixos e variáveis? Sabe diferenciar custos diretos e indiretos? Se você respondeu mais ‘não’ do que ‘sim’, pode estar com sérios problemas financeiros.
Você já pensou algo como “se eu treinar meus funcionários eles vão se capacitar e sair da minha empresa, vou perder para a concorrência ou eles mesmos vão abrir um negócio próprio”? Se sim, pense também quanto tempo você gostaria de ter um profissional sem treinamento na sua equipe, ele pode ficar por anos.
Mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores. Sempre tenha opções de fornecedores diferentes. Mas, não seja dependente de um ou poucos fornecedores. Além disso, não se esqueça de mapeá-los, eles podem ser seus concorrentes no futuro.
Nunca deixe que o consumidor saiba mais sobre o seu produto do que você mesmo. Não existe sensação pior do que o cliente chegar em uma empresa para tirar dúvidas e descobrir que sabe mais sobre o produto e o mercado do que os atendentes. Você precisa ser autoridade no assunto sobre o seu mercado.
Por Vitor Nogami
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