top of page

Dados primários e secundários: entenda seu impacto na tomada de decisão



Com os dados de pesquisa será possível conhecer e monitorar o mercado consumidor e concorrente, dimensionar a demanda, verificar a presença do público-alvo (clientes e prospects), avaliar ações de marketing, entre outros.


Os dados podem ser classificados segundo a sua fonte como primários e secundários.


➡Os dados primários são coletados em primeira mão por quem está fazendo a pesquisa de mercado. Também conhecido como dados brutos. Tem como objetivo conhecer o fenômeno do estudo de forma direta.

Os dados primários são coletados por meio de diferentes metodologias de pesquisa, como questionários, entrevistas em profundidade, grupos de discussão, podendo ser usados para avaliar e definir itens como:


-Características demográficas, socioeconômicas e estilo de vida;

-Motivações, percepções, emoções, comportamentos, preferências, entre outros.


➡Os dados de pesquisa secundários são aqueles que já existem e foram coletados por outra fonte, mas que podem ser utilizados para análises específicas de uma empresa.

Além da fonte interna, constituída pelo banco de dados da empresa, outras fontes externas podem ser consultadas, como os relatórios gerados por organizações, instituições de ensino, institutos de pesquisa, publicações científicas, entidades e demais fontes governamentais, como IBGE, FGV, IPEA, Sebrae etc.


Quando usar dados primários ou secundários?


As pesquisas com dados primários são realizadas quando não há informações disponíveis a respeito do fenômeno que se quer compreender, ou quando as informações disponíveis não são suficientemente aprofundadas para análise desejada. Por sua vez, as pesquisas com dados secundários são realizadas quando os dados que se quer já foram levantados por alguma entidade e encontram-se disponíveis para análise.


Em muitas situações usamos os dados primários e secundários de forma complementar. Por exemplo, para criar um novo negócio podemos analisar dados primários dos potenciais consumidores e dados secundários do setor e do mercado em questão. Desta forma, um complementa o outro, tornando o processo de geração de insights mais elaborado e eficiente.


Nesse sentido, ambos podem ser importantes para a tomada de decisão, desde que tenham origem em uma fonte confiável.


Data Market | Inteligência de Mercado

0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page